Como assim, você dá aula e aprende ao mesmo tempo?? Isso mesmo caro leitor, você sabia que aumentamos nosso conhecimento quando compartilhamos o que sabemos?

Compartilhar conhecimento é semear sabedoria! Quando compartilhamos conhecimento como um ato de repartir informações e habilidades com quem está ao nosso redor, resulta numa forma de interação e troca de aprendizados entre as pessoas. Além disso, permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes.

Como foi minha recente experiência?

O ano de 2023 foi muito gratificante para mim em todas as áreas e na profissional não poderia ser diferente.

Além de ajudar algumas marcas e negócios a se destacar na internet, pude contribuir com meu conhecimento na Unimar EAD e no Senac Marília.

Além de compartilhar experiências vividas nos clientes, resultados obtidos (e não obtidos), compartilhar conhecimento com o objetivo de encurtar caminhos foi o grande desafio.

Tive alguns feedbacks de como minha experiência contribui para formar um entendimento sobre a carreira de marketing para alguns alunos e confesso, isso não tem preço!

Gravação de aulas de Marketing para EAD

Tudo mudou

Costumo dizer que em 20 anos no marketing, os últimos 5 foram totalmente novos no sentido de conhecimento, ferramentas de marketing e conceitos, pois com a internet, o comportamento das pessoas tem mudado rapidamente e quem não se atentar a essas mudanças e não acompanhar o ritmo, com certeza focará para traz.

Diante desse cenário quero trazer 3 aprendizados básicos que passo em sala de aula e que serve para qualquer pessoa que queira entrar no mundo do marketing e até mesmo para aquelas que já trilham esse caminho há algum tempo.

1 – Busque conhecimento sempre

Você já teve aquela sensação que o dia está mais curto? Eu tenho quase todos os dias e grande parte isso é devido a quantidade muito grande de acesso a informação que nós estamos tendo.

A internet está a disposição de todos e tudo o que você precisa, está há alguns cliques.

Buscar conhecimento é estar em constante atualização, é estudar e estar próximo de pessoas que agregam informação e energia boa para evoluirmos como profissionais. O mundo já está cheio de pessoas medíocres.

2 – Tenha mentores

Escolha alguns profissionais que você possa modelar. Isso mesmo, no início da minha carreira eu tinha uma meia dúzia de publicitários que eu sempre tentava analisar como criavam campanhas, suas ideias, suas inspirações e tantas outras coisas e isso foi muito bom pra mim.

Um mentor ajuda como guia ou mesmo conselheiro e tem a missão de inspirar.

Também tive algumas referências em relação a liderança de equipe e gestão de equipe, outro assunto que sempre gostei muito, até porque boa parte do meu tempo como profissional, tive pessoas junto a mim para crescer.

3 – Não tenha medo de errar

O medo é um paralisador de boas ideias. É normal sentir medo, mas infelizmente algumas pessoas sentem medo e por isso não se arriscam, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Pensa comigo: Sentimos medo para nos preservar de situações que colocam nossa vida, saúde, integridade física em perigo.

O medo de se afogar nos impede de entrar no mar agitado ou mesmo com correnteza, não é mesmo?

A inovação nos negócios e no marketing vem de estar disposto a correr risco, de tentar algo novo e que nem sempre dará certo, mas e se der??

Concluindo

Assim, o mundo do marketing está sempre evoluindo com novas tecnologias, tendências e estratégias. Esteja sempre disposto a aprender e se adaptar às mudanças.

O marketing é uma área onde a criatividade pode realmente se destacar. Não tenha medo de pensar fora da caixa e experimentar novas ideias.

Por fim, o marketing pode ser uma área controversa, mas é importante sempre agir com integridade e ética. Construir uma reputação sólida é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Espero que tenha gostado e que esse artigo possa contribuir em algum ponto com você.

Aproveito pra te convidar a me segui no Instagram @marcosrguedes e conhecer meu site porque falo um pouco de marketing por lá.

Leia também: “5 dicas para superar o bloqueio criativo na hora de criar conteúdo”